Ao contrário do observado em muitos outros lugares, onde a natureza é anulada pelo desenvolvimento, a existência da HBD ajuda a proteger a floresta tropical e a sua capacidade de sequestrar carbono. Sabemos que o que torna esta ilha especial — do ar puro e dos céus limpos ao elevado número de espécies endémicas — é também o que sustenta a nossa atividade.
A natureza do desenvolvimento gradual e sustentável significa que o que fazemos não se traduz necessariamente por resultados instantâneos. Enquanto algumas das nossas iniciativas são bastante visíveis numa visita aos nossos alojamentos, outras, muitas vezes igualmente importantes, são mais discretas. Pode saber mais sobre algumas de seguida.
Quer opte por se envolver diretamente nos nossos projetos, ou apenas queira desfrutar de algumas das experiências sustentáveis que oferecemos, estará também a contribuir diretamente para a jornada de desenvolvimento sustentável da ilha.
Estamos a avaliar a utilização de veículos e a analisar como o recurso a energia solar poderia ajudar a HBD a reduzir o consumo de combustível.
As refeições nos nossos restaurantes oferecem sabor a sustentabilidade — contando os pratos com frutas, vegetais e ervas aromáticas cultivadas nas plantações orgânicas da HBD.
A obra do Sundy Praia envolveu princípios da construção reversível, nomeadamente no piso: usou-se um mecanismo de "aparafusamento" em vez de betão nas vilas em forma de tenda.
Temos uma equipa dedicada à gestão de resíduos e reciclagem e lideramos frequentes limpezas comunitárias para aumentar a sensibilização para o impacto do lixo.
Enquanto maior empregador do Príncipe, criamos oportunidades de carreira e oferecemos formação contínua aos membros da equipa da HBD.
93% da equipa da HBD é proveniente das ilhas e é nosso objetivo que líderes locais levem a nossa visão avante.
Desde 2021 que, em linha com os nossos objetivos de conservação, não oferecemos pesca de captura e libertação, pesca em alto mar ou pesca desportiva.
O nosso chocolate Paciência Organic é produzido a partir de cacau cultivado nas nossas plantações agro-florestais — onde pouco mais se ouve além do cantar dos pássaros.
As nossas propriedades exibem o trabalho de artesãos locais, como candeeiros de teto feitos à mão e decoração com vidro recuperado, criados por uma cooperativa de mulheres do Príncipe.
Envolva-se na cultura local através da gastronomia tradicional e das atuações de talentosos artistas locais nas propriedades da HBD.
Explore esta visualização interativa, clicando em cada elemento e lendo o texto explicativo abaixo, para saber mais sobre a nossa estratégia ESG (environmental, social and governance ou ambiental, social e de governança) e de sustentabilidade.
A HBD Príncipe cria oportunidades económicas que estão inextricavelmente ligadas à proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres, contribuindo assim para a sua conservação. Apoiamos e trabalhamos de perto com a Fundação Príncipe, nosso parceiro especialista, para progredirmos na conservação.
A HBD Príncipe contribui com soluções para a crise climática e também enfrenta riscos dos seus efeitos, que precisamos de avaliar. Procuraremos aferir as contribuições positivas (como serviços ecossistémicos) e negativas (gases com efeito de estufa, por exemplo) para entendermos o nosso impacto líquido no ambiente e sermos capazes de agir em conformidade. Também planeamos partilhar informação relevante e dicas com os nossos hóspedes.
A nossa empresa cria oportunidades económicas através de bons postos de trabalho e carreiras. A HBD Príncipe compromete-se com as comunidades locais de forma estratégica para criar impacto focado e profundo. Desenvolveremos critérios objetivos e estratégicos para apoio à comunidade — para que o nosso contributo seja mais significativo em áreas focais definidas.
Compreendemos, respeitamos, apoiamos e aprendemos com as comunidades locais, os guardiões da cultura. Integramos a cultura local nas nossas operações comerciais (como em ementas, eventos e atividades hoteleiras) — que conduzem a experiências mutuamente enriquecedoras.
Iremos compreender, medir e gerir o nosso aprovisionamento e consumo de recursos, defendendo soluções eco-conscientes e inovadoras (como a captação de água da chuva ou a compostagem). O aumento do abastecimento local criará uma experiência autêntica para os nossos hóspedes — reduzindo os desafios da nossa cadeia de fornecimento em simultâneo. Em harmonia com o nosso compromisso de proteger a natureza, procuraremos ser sustentados pela mesma, com transição para o provimento de energia a partir de fontes renováveis.
O ecossistema encontra-se no centro de como a HBD Príncipe concebe, cria e opera. Formalizaremos as nossas práticas em políticas e defenderemos a sua adoção por outros grupos na ilha. Temos de compreender como cada decisão afeta o ambiente e assegurar que, no mínimo, não causamos danos.
Toda a nossa atuação considera a segurança de cada membro da equipa, dos nossos hóspedes e da população local. Garantimos um ambiente seguro onde trabalhamos e operamos, sendo que desenvolvemos e seguimos protocolos para que possamos evitar problemas; e treinamos a nossa equipa. Conseguimos responder com calma e de forma apropriada na eventualidade de uma crise.
Transferência de conhecimento, formação e desenvolvimento estarão no centro dos nossos esforços para criar as condições que conduzam os líderes locais a levar a nossa visão e missão para o futuro. Estamos a desenvolver os alicerces para práticas laborais de liderança — e a centrar a nossa equipa ao redor da confiança, construindo uma cultura justa. Apoiamos a saúde e felicidade dos nossos colaboradores e visamos e enfatizamos o que podemos alcançar em conjunto.
O impacto positivo de longo prazo depende de uma atividade forte e viável. A rentabilidade e a sustentabilidade coexistem para alcançar a nossa visão.
A confiança constrói-se com transparência radical. Procuraremos comunicar sobre o que fazemos, e como e porque o fazemos — incluindo os nossos sucessos e desafios —, uns com os outros e com terceiros.
É vital para um negócio próspero assegurar a proteção da sua informação (HBD Príncipe) e dos seus clientes.
A HBD Príncipe deve conduzir a sua atividade de forma ética e todos os colaboradores devem agir com integridade. A corrupção e o suborno não são tolerados. Estes princípios aplicam-se a interações externas (com governos, clientes, comunidades, fornecedores, parceiros) e internas. Cumprimos as leis e regulamentos aplicáveis.
A The Long Run — organização associativa de empresas de turismo baseado na natureza comprometida com a promoção da sustentabilidade — defende a Conservação, a Comunidade, a Cultura e o Comércio (4C), pontos que também fazem parte da nossa estratégia ESG e de sustentabilidade.
Em linha com a visão da HBD, as tarifas dos hotéis HBD no Príncipe, incluem uma Contribuição de Conservação e Comunidades de 25€ por pessoa, por noite (a partir dos 13 anos), 100% da qual para financiar projetos locais. Os hóspedes podem partilhar com orgulho que ficando connosco apoiam o Príncipe. Existem três componentes para a sua distribuição:
Componente 1: Fundação Príncipe (50%) A Fundação Príncipe, implementa projetos de conservação terrestre e marinha em toda a ilha, em parceria com as autoridades regionais e comunidades locais.
Componente 2: Apoio Educacional (25%) Indivíduos, organizações e escolas no Príncipe recebem apoio para uma vasta gama de atividades educativas.
Componente 3: Apoio Ambiental e Social (25%) Indivíduos, organizações e comunidades no Príncipe recebem apoio para iniciativas e eventos ambientais e sociais.
Temos um compromisso com a transparência. Os pedidos de apoio educacional, ambiental e social são avaliados com base em critérios objetivos. Com base nos mesmos critérios, a HBD também pode desenvolver e financiar outras iniciativas. A HBD publica (até 31 de março de cada ano) um relatório anual detalhando o valor recebido e a forma como é utilizado. Reconhecemos o impacto positivo dos nossos hóspedes. O Príncipe agradece.
Quer saber mais sobre o nosso ethos e visão? Tem sugestões de sustentabilidade para nós? Somos todos ouvidos. Não hesite em contactar o nosso Departamento de Sustentabilidade, baseado no Príncipe.