Em todas as nossas operações, esforçamo-nos por minimizar os impactos ambientais negativos e aumentar as contribuições positivas através de iniciativas de sustentabilidade. A HBD Príncipe é um “Fellow Member” da The Long Run: uma organização de empresas de turismo preocupadas com a natureza, e empenhadas na sustentabilidade, que defende a Conservação, Comunidade, Cultura e Comércio (4Cs) em todas as suas operações. Queremos partilhar o que isto significa durante a sua estadia no Omali.
Embora a equipa HBD esteja a trabalhar arduamente, e a fazer progressos em matéria de sustentabilidade, sabemos que temos um longo caminho a percorrer para atingir os nossos objetivos. Partilharemos atualizações no website sobre os nossos planos e realizações em matéria de sustentabilidade. Continue a ler para informações específicas sobre a sua estadia no Omali ou navegue aqui para obter informações sobre a nossa estratégia global de sustentabilidade.
Conscientes do esforço energético da lavagem e secagem de roupa de cama, a roupa de cama é mudada de três em três dias e encorajamos os nossos hóspedes a reutilizar as toalhas. Para reduzir artigos de utilização única, fornecemos gel de duche num recipiente recarregável.
Os nossos menus são inspirados pela cultura culinária local e os nossos cozinheiros utilizam ingredientes locais sempre que possível.
As tampas das garrafas de água são recolhidas e entregues à Missão Dimix, um centro local de reciclagem e educação em São Tomé, que as derrete e transforma em produtos de plástico reciclado, alguns dos quais usamos no Omali. As receitas apoiam as suas atividades educativas.
Apoiamos iniciativas locais e ambientalmente conscientes na ilha. 100% do carvão que o Omali utiliza é ecológico, não provém de árvores, e é criado por um jovem eco-empreendedor cuja missão é fornecer uma alternativa ao carvão. A Ecoblasa é feita a partir de cascas de coco e produzida nos arredores da cidade de São Tomé. O Omali também utiliza produtos de plástico reciclado da Missão Dimix, tais como, as bases de copos multicoloridas e as saboneteiras em forma de ninho.
O transporte de e para o aeroporto está incluído na sua estadia no Omali, e utiliza um veículo partilhado. A utilização de transfers partilhados reduz o impacto climático negativo associado: o transporte é responsável por ~14% das emissões globais de gases com efeito de estufa, 10% das quais são provenientes do transporte rodoviário.
O restaurante do Omali não só apresenta iguarias locais durante as noites temáticas, tais como a Noite do Coco e Fruta Pão, mas também convida os músicos locais a oferecer músicas relaxantes de São Tomé enquanto desfruta de um jantar no alpendre.
Se quiser ir mais longe na redução do seu impacto pessoal, pode considerar o adágio "levar e trazer de volta" e regressar a casa com quaisquer embalagens ou descartáveis que tenha trazido consigo. Por exemplo, em vez de deitar fora as etiquetas de recolha de bagagem aqui, pode colocá-las na sua mala para serem eliminadas no regresso, o que reduz a quantidade de resíduos que deixa para trás em São Tomé e Príncipe. As pequenas ações somam-se!
*Estes destaques não são exaustivos. Curioso para saber mais? Encorajamo-lo a conversar com membros da equipa da HBD Príncipe durante a sua estadia e a explorar mais este website, que inclui informação sobre a visão da HBD Príncipe, estratégia de sustentabilidade, hotéis,agricultura biológica, e muito mais.
Tem perguntas ou ideias? Convidamo-lo a contactar-nos.