Segundo menor país africano, este arquipélago remoto foi criado por atividade vulcânica no Golfo da Guiné há cerca de 31 milhões de anos. Lar de algumas das florestas tropicais com maior biodiversidade do planeta, de admiráveis torres de rocha vulcânica e de praias imaculadas, a deslumbrante paisagem destas ilhas anciãs e a sua comunidade vivaz encontram-se também moldadas pela história recente.
Os são-tomenses têm uma estreita ligação com a natureza e hoje em dia as ilhas são mais conhecidas como as “Galápagos de África”, graças à sua notável e endémica flora e fauna, em particular na ilha do Príncipe, Reserva da Biosfera da UNESCO. À semelhança de intocadas áreas de floresta tropical secundária, muitas das suas praias são pontos focais para a conservação de tartarugas marinhas — e podem ser observadas baleias e golfinhos em migração ao largo.
Hoje, a cultura africana é intensa, sendo a maioria da população descendente de cabo-verdianos, angolanos e moçambicanos que chegaram para trabalhar nas plantações geridas por portugueses, durante e após os tempos de escravatura.
Trouxeram uma vibrante combinação de tradições da África Ocidental, que tem contribuído para o esplendor das ilhas até aos dias de hoje. Ao visitar poderá esperar ouvir a batida do tambor tchabata; sentir os movimentos sensuais da ussua, uma tradicional dança lenta, ou a energia da puita, uma dança rápida; admirar as cores do vestuário sanguê; e sentir o aroma de um guisado de calulu, com 30 diferentes tipos de folhas.
Avançando chegamos a 2010, altura em que o governo de São Tomé e Príncipe decidiu trabalhar com a HBD Príncipe (HBD — somos nós!), para desenvolver o Príncipe de forma sustentável através do turismo, da agricultura e da conservação.
Em 2012, esforços combinados elevaram a ilha do Príncipe à designação de Reserva da Biosfera da UNESCO. Desde então, temos trabalhado colaborativamente para desenvolver a ilha de forma responsável, criando oportunidades para as comunidades locais, sem prejudicar a cultura, tradições ou frágil ambiente natural.
Descubra mais detalhes sobre a história e marcos da HBD Príncipe ao conhecer a nossa visão.
Desfrute de uma fascinante viagem pela ilha do Príncipe através dos olhos de um jovem local…